quinta-feira, junho 14, 2007

Tendências de inverno 2009 por WGSN


Antes dos desfiles do verão 2008 no São Paulo Fashion Week, o portal WGSN – Worth Global Style Network – apresentou na manhã desta quarta-feira (13.06) quatro macrotendências para o inverno 2008/2009. Segundo a inglesa Catriona Macnab, a editora-chefe de tendências do portal os focos de atenção vêm da arte e da arquitetura e migram para a moda. Brasileiros como Vik Muniz, o coletivo Astro Vivid Focus e o grafite paulistano foram apontados como referências para as coleções que veremos nas passarelas na próxima edição. Confira:

-Perturbado:A proposta é abrir as portas para o pesadelo, para as imagens obscuras, bizarras e horripilantes. Fique de olho nos filmes de David Lynch, no Labirinto do Fauno de Guillermo del Toro e no som do Hierate Mich. Nas artes gráficas a atenção vai para as dissecações dos personagens de HQ, feito por Michael Paulus.

-Elusivo:A segunda macrotendência pede a experimentação que as estações do ano, as mudanças que a luz e o vento podem causar no ambiente. O som é da banda escandinava Adjágas e a arte é de Vik Muniz que trabalha com alimentos e materiais inusitados.

-Curadoria :As pessoas não se satisfazem mais pelas compras, elas têm escolhas responsáveis e se preocupam com a sustentabilidade. A arte gráfica de Alan Fletcher e o trabalho do joalheiro filipino Federico De Vera são os pontos altos desta tendência. Ouça Arcade Fire e assista Henry V com LaurenceOlivier.

-Novas Fronteiras:Björk é a peça-chave deste tema. O seu pioneirismo musical e o novo cd Volta são o tom de arte experimental das novas fronteiras. Turismo no espaço, vegetais plantados no jardim de casa e o Second Life dividem espaço na nova vida do idoso, que faz academia, se veste como jovem e mantém uma vida sofisticada.

Para o verão 2008, Catriona aposta nas cores fortes do coletivo Astro Vivid Focus, nas silhuetas oversize do hip hop, nas estampas de lenços, nas parcerias de grandes marcas com modelos (como Kate Moss para Top Shop) e na moda de luxo para crianças.

Nenhum comentário: